Eliminando o Tracoma: Acelerar Rumo ao 2020

Aliança da OMS para a eliminação global do tracoma até 2020
Scroll to next content

Prefácio

O tracoma é a principal causa infecciosa da cegueira a nível mundial. É uma das 18 Doenças Tropicais Negligenciadas (NTDs) que afectam mais de um bilhão das pessoas mais pobres do mundo.1

O tracoma, é causado por uma infecção bacteriana contagiosa ao olho transmitida de pessoa para pessoa, através do contacto com mãos contaminadas, roupas2 e moscas causadoras de infecções ao olho. Muitas vezes começa na infância, e é agravada por episódios de reinfecção. Isso causa inflamação e cicatrizes na parte interna da pálpebra. Os cílios tocam e arranham a superfície do globo ocular e, considerando que piscamos um número estimado de 19.000 vezes por dia,3 esta acção quando repetida leva à dor continua e cegueira irreversível.

Hoje, 1,9 milhões de pessoas estão cegas por causa do tracoma4 e cerca de 200 milhões de pessoas confirmadas de estarem a viver em áreas endémicas e que precisam de intervenções.5 A doença é responsável por uma perda de produtividade anual estimada de até US $ 8 bilhões de dólares americanos6 - eliminá-la vai custar cerca de US $ 1 bilhão de dólares americanos.7

Embora nos últimos anos tenha havido um progresso impressionante, ainda temos muito a fazer, especialmente a eliminação do tracoma como um problema de saúde pública, não pode ser alcançada de forma isolada, quando ela está ligada a tantas outras questões relacionadas à saúde e temas de desenvolvimento, incluindo a falta de acesso a água potável e saneamento básico e higiene. O Tracoma, muitas vezes co-existe com outras NTDs; muitas das quais afectam as mesmas comunidades e exigem abordagens de saúde pública similares.8

Como uma aliança de diversos parceiros com compromissos partilhados para alcançar a eliminação do tracoma, temos de redobrar os nossos esforços, construir com urgência, uma coligação ainda maior de financiadores e atrair parceiros técnicos de outros sectores se quisermos alcançar os nossos objectivos de 2020.

Sabemos que estamos à beira de alcançar algo bastante significativo. Eliminar o Tracoma, Acelerando Rumo ao 2020 é o nosso plano de acção - descrevendo o que precisa de ser feito para aumentar programas e fortalecer os sistemas de saúde para assegurar que as pessoas mais pobres, as mais afectadas por NTDs como o tracoma, não sejam deixadas de lado. Uma coisa é certa, a abordagem negócio é negócio/ ‘business as usual’ não nos permitirá chegar até a data alvo de eliminação.

Se você é novo no mundo do tracoma, nós o convidamos para participar nesta comunidade mundial de saúde única e poderosa, que está a trabalhar arduamente para eliminar esta doença miserável e fazer parte da história. Se você já estiver investido no nosso trabalho, muito obrigado pelo seu compromisso contínuo de trabalhar conosco enquanto vamos alvejando a meta para o GET2020.

Em nome da Aliança da OMS para a Eliminação Global do Tracoma até 2020.

signatures

Dr Anthony Solomon, Director Médico para o Tracoma, Organização Mundial da Saúde

signatures

Dr Kesetebirhan Admasu, Ministro da Saúde, Etiópia

signatures

Dra. Astrid Bonfield CBE, Directora Executiva, Queen Elizabeth Diamond Jubilee Trust

signatures

Ms Virginia Sarah, Presidente, Coalizão Internacional para o Controlo do Tracoma

signatures

Dr Sheila West, Centro de Dana de Oftalmologia Sanitária, da Universidade Johns Hopkins

Relatório executivo

A maioria das vitimas do tracoma são mães e crianças que, sem saber, passam a infecção de um para o outro, com cada abraço ou toque. Shashetu, Etíope, tem 25-anos de idade, e é mãe de duas crianças Ela ganha a vida tecendo cestos e vendendo-os nos mercados locais. Como a única provedora para sua jovem família, ela sabe que se ela não puder ver, ela não poderá trabalhar, e não poderá alimentar os seus filhos. O Tracoma ameaçava tirar todo o seu meio de subsistência.

Scroll to next content

Relatório executivo

O tracoma afecta as pessoas que vivem em comunidades remotas e rurais, geralmente em extrema pobreza; é uma das doenças mais injustas do mundo, cegando as pessoas que têm o mínimo para viver e tornando-as ainda mais pobres.

Globalmente, 200 milhões de pessoas ainda estão em risco de tracoma,9 sendo as crianças e mulheres as mais afectadas – e as mulheres 4 vezes mais propensas a precisarem de cirurgia ocular em relação aos homens.10 1,9 milhões de pessoas estão cegas ou são deficientes visuais e 3,2 milhões de pessoas precisam de intervenção cirúrgica para evitar a cegueira causada pelo tracoma.

Desde 201111 temos visto um enorme progresso nos esforços para atingir estrategicamente a eliminação do tracoma: parcerias crescentes trouxeram novas pessoas, organizações e recursos; o mapeamento abrangente deu-nos uma imagem mais completa do peso global da doença e permitiu-nos localizar exactamente onde direccionar as intervenções do programa; parcerias público/privadas continuam a expandir-se para atender a necessidade junto com a empresa farmacêutica Pfizer já doando mais de 500 milhões de doses de antibióticos da Zithromax®; pesquisas e práticas de campo melhoraram a nossa forma de combater a doença; e economistas da saúde calcularam o quanto isso vai custar.

No entanto, embora o progresso tenha sido importante, ainda há muito trabalho a ser feito e para combater eficazmente o tracoma, onde ela ainda existe, precisamos urgentemente de:

  1. Investimentos direccionados para colmatar as lacunas restantes no progresso global, alguns dos quais devem ser provenientes de dotações orçamentais nacionais nos países endémicos.
  2. Envolvimento prático e coordenado a partir de uma gama mais ampla de parceiros técnicos.

Para alcançar os nossos objectivos, estamos a usar uma abordagem mais consolidada para a luta contra as NTDs, através da construção de um futuro sustentável, reduzindo a desigualdade e, finalmente, ʻnão deixando ninguém pra trazʼ.

Embora estejamos apenas a começar a acumular evidências do nosso sucesso crescente, a fase nunca esteve melhor ajustada para alcançar esse objectivo tão ambicioso. Conforme nós aceleramos em direcção a nossa meta de eliminação 2020, temos agora uma compreensão exacta do local onde existe o tracoma, como tratá-la, e a que custo.

O argumento económico

A eliminação do tracoma como um problema de saúde pública em 2020 é acessível, de baixo custo, e a favor dos pobres/pró-pobres.

A doença tem um impacto devastador sobre os meios de vida, limitando o acesso à educação e prevenindo homens, mulheres e crianças de poderem trabalhar e levar uma vida mais saudável e preenchida. Ao balançar as centenas de milhões de dólares de antibióticos doados e investimentos do sector de Águas, Higiene e Saneamento-WASH, a qualidade de vida para aqueles que vivem em países endémicos pode melhorar significativamente.

O custo para eliminar o tracoma no mundo é de cerca de $1 mil milhão de dólares americanos12 dos quais $200-300 milhões de dólares americanos já estão comprometidos - um mil milhão de dólares para uma doença que causa perda de produtividade anual estimada de até $ 8 mil milhões de dólares americanos.13

Investir na estratégia SAFE (Cirurgia, Antibióticos, Limpeza facial e Melhorias Ambientais) e coordenar com as NTDs, irá evitar a perda de ʻ4 milhões de anos de Vida Saudável (HLYs) até 2030ʼ.14

Para os investidores, a eliminação do tracoma é uma proposição simples e barata com grandes retornos sobre o investimento. Preservar a visão de um indivíduo com triquíase tracomatosa, requer uma operação directamente na pálpebra que custa por media US $ 86 dólares americanos, e pode ser feita no centro de saúde local; as actividades do programa, incluindo a distribuição de antibióticos, educação, água e saneamento tem um impacto positivo muito além dos objectivos finais do ‘tracoma específico’. Alguns chamaram isso de melhor negócio/ ‘best buy’ em desenvolvimento.

Conhecimento e Escala

O tracoma ocorre em algumas das partes mais remotas do mundo. Sem o conhecimento exacto de onde ele se encontra, não pode ser administrado o tratamento necessário. O Projeto do Mapeamento Global do Tracoma (GTMP), a maior pesquisa já realizada sobre uma doença infecciosa, proporcionou dados muito importantes sobre a distribuição da doença, permitindo que os parceiros definam metas e recursos directos de maneira mais estratégica para as áreas de maior necessidade. Mais de 600 equipes de avaliadores e registadores locais que foram treinados de modo intensivo, viajaram para os lugares mais distantes de 29 países ao longo de três anos para avaliar 2,6 milhões de pessoas - em média, uma pessoa foi examinada a cada 40 segundos. No fim do projecto, 1,546 distritos haviam sido mapeados usando as mesmas metodologias, processos e sistemas, gerando mais de 60 milhões de itens dos dados.

Como resultado, os ministérios da saúde estão melhor equipados do que nunca para livrar as comunidades contra o tracoma até 2020, deixando um legado duradouro. Compreender a extensão geográfica de qualquer doença é fundamental para o controlo eficaz de NTD, e um primeiro passo para a identificação de oportunidades para a integração. Embora o projecto do mapeamento global do tracoma-GTMP tenha terminado, a nova iniciativa de Dados Tropicais da OMS continuará a ser uma plataforma para o mapeamento de linha de base, estudos de impacto e levantamentos de vigilância para todas as NTDs, não apenas para o tracoma.

Os dados do GTMP já foram utilizados para planear cirurgias e estabelecer melhorias no acesso à água, saneamento e higiene. Eles também têm sido usados para apoiar as solicitacões de antibióticos doados pela Pfizer - em 2014/2015, 319 novos distritos com uma população total de 43 milhões de pessoas foram adicionadas ao programa de doações. Com o grande número de dados que estão actualmente a ser processados, esperam-se dezenas de outras solicitações para o programa de doação da Pfizer, para complementar os elementos C, L, e A da estratégia SAFE. A última década viu uma intensificação de escala maciça deste programa, e a Pfizer continua a concentrar os seus recursos sob trabalhar com parceiros para alcançar a eliminação até 2020.

Doses totais de Zithromax® enviadas (anualmente) 1999-2016: Incrementos de 2 anos

Doses totais de Zithromax® despachadas (anualmente) 1999-2016

Vontade Política

Pela primeira vez, a Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável incorpora especificamente NTDs ao quadro de desenvolvimento global (SDG3.3) - reconhecendo que o controlo das NTDs é fundamental para o impulso para terminar um ciclo vicioso da pobreza e doença.

Ciclo vicioso da pobreza e doença

Ciclo vicioso da pobreza e doença

Como uma doença da desigualdade, eliminar o tracoma será um longo caminho a percorrer para combater pelo menos 9 dos 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (SDGs), garantido que ninguém fique posto de lado:

  • Os SDGs aplicam-se a todos os países e NTDs, incluindo o tracoma, e estão exclusivamente posicionados para assegurar que as intervenções de tratamento alcancem as comunidades mais marginalizadas e, ao fazê-lo, são excelentes marcadores de progresso para ninguém fique posto de lado.
  • Os SDGs enfatizam a inclusão de populações com deficiência e vulneráveis e foram desenvolvidas em torno de um respeito universal dos direitos humanos e da dignidade15
  • Consequentemente, a SDG para a saúde (SDG3) articula uma ampla visão para um mundo com acesso equitativo e universal aos cuidados de saúde e protecções sociais básicas (SDG3.8).

Para a eliminação sustentável, os programas de tracoma terão de ser totalmente integrados nos sistemas nacionais de saúde reforçados, focalizados no desenvolvimento de capacidades para os profissionais da saúde de nível de base, e as comunidades onde seja mais necessários.

Investimento da força de trabalho dos profissionais da saúde dos países em desenvolvimento, como exigido pelo objectivo 3.12, também é fundamental para o aumento da escala de todos os componentes da estratégia SAFE. São urgentemente necessários funcionários de saúde que sejam bem treinados para abordar a acumulação de 3.2 milhões de pessoas que precisam de cirurgia de triquíase.16

Reconhecendo a necessidade de acções urgentes e coordenadas, a comunidade do tracoma está empenhada em apoiar os governos dos países endémicos para abordarem a programação e as parcerias necessárias para a SAFE, na escala necessária para alcançar os nossos objectivos comuns e como parte dos esforços de NTD integrados entre os ministérios; e para demonstrar o impacto das dotações orçamentais nacionais voltados para estes esforços.

Parcerias

A Aliança da OMS para a Eliminação Global do Tracoma em 2020, beneficia de uma parceria diversificada de compromisso de alto grau, intervenientes multi-sectoriais, jogando com seus exclusivos pontos fortes para coordenar com melhor efeito. Para além desta colaboração global, um número de grupos nacionais e regionais estão a unir-se para enfrentar tais questões específicas como formação para a cirurgia da pálpebra, identificando e abordando os desafios transfronteiriços e a preparação de pedidos de financiamento conjuntos.

A eliminação do tracoma conta com uma expansão da Aliança e no sucesso na formação de parcerias novas e inovadoras.

Como a Aliança GET2020, temos os conhecimentos técnicos para C e A; sabemos que a capacitação não é uma abordagem de tamanho único ‘one size fits all’; agora precisamos expandir o conjunto de talento técnico e encorajar novos parceiros para se envolverem com intervenções de higiene adaptadas e investimentos de infra-estrutura de água e saneamento para L&A.

Expansão dos programas, reforçar os sistemas de saúde e ajudar as pessoas mais pobres requer o engajamento de parceiros tradicionais e não tradicionais. A coordenação eficaz entre os sectores traz muitos benefícios. Maximiza consideravelmente os recursos existentes para objectivos comuns.

Liderança

A liderança da OMS aumentou significativamente a visibilidade do tracoma nos últimos anos. Os países de renda média e baixa, estão a ser incentivados a investir muito mais na prevenção e controlo de NTD, e para colaborarem com outras organizações e agências da WASH, promovendo um programa amplo e mais rentável, que concentre-se mais nas prioridades.

É importante que países endémicos do tracoma tenham acesso as orientações mais relevantes e actualizadas sobre a eliminação do tracoma e apoio técnico como e quando necessário nos idiomas relevantes. Alcançar a eliminação exige uma ampla gama de competências e experiência diversificada. A participação de todo o governo é fundamental.

Reunindo os ministérios da educação, da saúde e das finanças os governos podem fornecer financiamento interno, liderança e planeamento para programas em todo o país e vigilância pós-tratamento- enquadrando padrões locais apropriados, legislação, indicadores de progresso e sistemas de monitoria para implementar a estratégia SAFE sempre que necessário. A liderança nacional eficaz exige uma verdadeira apropriação e participação.

O Sudão e a Etiópia mostraram um grande progresso na eliminação do tracoma assegurando que as mensagens relevantes direccionadas para a eliminação alcancem as crianças e aos pais através de programas de saúde escolar e pacotes de formação de trabalhadores da saúde - No Sudão, uma campanha abrangente de saúde pública está a ajudar a impulsionar a mudança de comportamento nas regiões afectadas por tracoma, e 2,000 professores foram treinados para oferecer um programa de educação da saúde do tracoma, em todas as escolas primárias e secundárias no país. Com as mulheres sendo até quatro vezes mais propensas a precisarem de cirurgia ocular como resultado de infecção por tracoma, envolve-las como "agentes de mudança" na Etiópia, isso está a ajudar a aumentar a sensibilização dos benefícios de lavagem facial e ambientes saudáveis - componentes vitais de uma estratégia integrada de controlo de tracoma que também pode apoiar uma infinidade de outros benefícios de saúde nas comunidades pobres e marginalizadas.17

Visão

O potencial para eliminar a cegueira e a deficiência visual causadas por tracoma está ao nosso alcance. Em novembro de 2012, o Oman foi reconhecido pela OMS como tendo eliminado o tracoma. Um total de 6 países adicionais anteriormente afectados, afirmam ter eliminado o tracoma como um problema de saúde pública: China, Gambia, Gana, Irão, México, Marrocos e Myanmar.18

Estes e outros países que completam a pré-validação/aprovação da vigilância, e espera-se que estes preparem os seus dossiers para validação/aprovaçãoda OMS, em conformidade com os critérios aprovados pela OMS em junho de 2016.19

Com menos de quatro anos para alcançar a meta de eliminação, temos que confrontar esta doença evitável. O recente progresso resultante de intensos esforços por parte dos parceiros, deram uma compreensão exacta do local onde existe o tracoma, como tratá-la, e a que custo - e nós temos as doações de antibióticos necessárias para fazê-lo. Há uma necessidade urgente de implementar a SAFE em todos os países endémicos para reduzir a prevalência do tracoma activo e TT abaixo dos limiares de eliminação. Em abril de 2016, 144 distritos em 16 países (com um número de mais de 16 milhões de pessoas em risco), teve tracoma activo mas ainda não tinha começado as intervenções de tratamento.

144 distritos em 16 países precisam de intervenções urgentes

Embora os desafios sejam substanciais, estamos em melhor posição mais do que nunca para realizá-los - com a acção coordenada para alcançar as prioridades, podemos eliminar o tracoma como um problema de saúde pública até 2020.

O que é preciso fazer

Bigiltuu, Etíope, de 5 anos de idade, foi a primeira pessoa a ser examinada como parte do Projeto do Mapeamento Global do Tracoma em Dezembro de 2012.

Scroll to next content

Compreender o Peso Global

Em 2016, com menos de quatro anos até chegarmos a 2020, estamos num ponto crítico nos nossos esforços colectivos para eliminar o tracoma como um problema de saúde pública.

Através de uma melhor compreensão sobre o peso das doenças, e esforços para combater e enfrenta-la directamente, o número de pessoas em risco de contrair o tracoma baixou de 325 milhões em 2011, para cerca de 200 milhões no início de 2016. O nosso conhecimento continua a crescer e as projecções podem ser progressivamente revistas conforme dos dados fiquem mais disponíveis.

Status de endemicidade (2016)

Este mapa mostra o status de endemicidade ao nível de país, conforme relatado no Observatório Global da Saúde. Para mais detalhes e para os mapas de prevalência a nível distrital, visite www.trachomaatlas.org

Mapa que mostra o perfil global atual do tracoma

Mapa mostrando atual backlog cirúrgica global em 6 países

200,1 milhões – de pessoas que estão a precisar de antibióticos para curar a infecção - 3.2 milhões – de pessoas precisam de intervenção cirúrgica para evitar a cegueira - Até 4 vezes  – mais triquiase em mulheres do que em homens - Até $8 biliões de dólares americanos – estimada perda de produtividade anual por causa do tracoma
 - Cerca de US $ 1 bilhão para eliminar o tracoma - Estimados investimentos adicionais de US $ 258 a partir de setores WASH
 - 500 milhões + tratamentos doados desde 1999

Aumentar esforços para impulsionar a SAFE

Para combater o tracoma, a OMS aprovou uma série de intervenções programáticas já conhecidas como SAFE. Estes quatro componentes formam a base do esforço para eliminar a doença e devem ser implementados juntos para que um programa de controlo do tracoma seja bem sucedido.

Sabemos que as necessidades e as barreiras de todos os países são únicas, e nem todos os países têm o orçamento de saúde necessários para financiar a eliminação do tracoma. No entanto, é extremamente importante que os governos nacionais possuam e assumam a liderança para financiar, promover e gerir os seus próprios planos de eliminação. Por exemplo: gerar um Plano nacional de Acção do Tracoma; adaptando as ‘melhores práticas’ disponíveis para que sejam adoptadas pelos programas nacionais e usando ferramentas/recursos de treinamento, originários de experiências de campo, e a lista padrão de equipamentos para construir capacidade e apoiar a implementação eficaz da SAFE.

Com 144 distritos em 16 países ainda por começar a ampla implementação comunitária da distribuição de antibióticos, que tratam a infecção activa, e 200 milhões de pessoas no mundo que vivem em áreas de risco de tracoma, impulsionar as intervenções da SAFE é fundamental.

As prioridades e as barreiras para a implementação da estratégia SAFE – Cirurgia, Antibióticos, Limpeza facial, Ambientes melhorados

Cada país endémico pode beneficiar ao partilhar a sua experiência com os outros. Existem algumas características comuns partilhadas pelos países que estão nas retas finais da sua jornada de eliminação:

  • Implementação coordenada da SAFE em todos os distritos endémicos
  • Programas de eliminação conduzidos pelo país, envolvendo a comunidade em geral
  • Coordenação com parcerias colaborativas
  • Financiamento externo confiável e orçamentos/recursos domésticos
  • Mensagens claras e coerentes para, e pelas partes interessadas.

Transformação em acção Etiópia no centro das atenções

Mapa de áfrica , etiópia destacando

Há pouco mais de 75 milhões de pessoas que vivem em áreas endémicas de tracoma na Etiópia, o maior número de qualquer país no mundo.20 A acumulação de pessoas que precisam urgentemente de cirurgia da pálpebra para prevenir a cegueira, é de mais de 693,000 - sendo mais uma vez, o maior número de qualquer país no mundo.21

No entanto, nos últimos anos viram-se enormes mudanças na maneira como a Etiópia está a responder ao desafio do tracoma. O país é agora visto como um exemplo inspirador, de o que pode ser alcançado com uma forte liderança de um país, e com o apoio coordenado de parceiros, a aplicação de recursos técnicos a fim de eliminar o tracoma.

Em 2012, a Etiópia lançou o seu primeiro Plano de Acção do Tracoma, desenvolvido em consulta com o sector de Águas, Higiene e Saneamento WASH, ONGs e governos locais e regionais. Os líderes do País estavam cientes da prevalência do tracoma na região de Amhara, e programas de grande escala já estavam em andamento para combater a doença; no entanto, conforme mostra o mapa abaixo, o peso/seriedade da doença a nível distrital na maior parte do país era desconhecido.

Mais tarde, naquele mesmo ano, o país deu início ao Projeto do Mapeamento Global do Tracoma. Este empreendimento único e ambicioso revelou que mais de 90 por cento dos distritos na Etiópia têm tracoma a níveis que exigem uma abordagem de saúde pública.

Foram necessários maiores esforços para resolver o problema e, em 2013, o Plano de Acção Nacional do Tracoma foi incorporado ao Plano Mestre do governo sobre as Doenças Tropicais Negligenciadas. Uma 'Força Tarefa' também foi criada para coordenar os esforços para combater todas as oito NTDs prioritárias da Etiópia. Este plano apelou para uma expansão significativa da estratégia SAFE e dois membros do pessoal dedicado ao tracoma foram incluídos no novo grupo de Força Tarefa.

O número de pessoas com acesso à água potável na Etiópia triplicou desde 1990 e foi providenciada a promoção de higiene e uso de latrinas a nível nacional através dos 48,000 profissionais de extensão de saúde de base comunitária da Etiópia.22

No entanto, estima-se que 71 milhões de pessoas ainda estão sem acesso a saneamento adequado e mais de 42 milhões de pessoas estão sem água potável.23 Sem investimentos específicos da WASH, estas pessoas e comunidades inteiras estão em risco desnecessário de infecções de tracoma recorrentes.

Carga/seriedade do Tracoma na Etiópia: Prevalência e a necessidade de intervenção em 2012 e 2016

Comparação de carga tracoma na Etiópia 2012, 2016www.trachomaatlas.org

Assumir a liderança

A Etiópia lançou o seu ambicioso programa nacional de WASH em 2013 que reúne ministérios e parceiros de desenvolvimento para fornecer acesso universal de água e saneamento até 2020. Embora este apoio possa não ser suficiente para resolver todos e cada comunidade, apresenta oportunidades para uma maior colaboração entre os sectores para realizar objectivos comuns de melhoria de saúde e prosperidade para os mais pobres na Etiópia.

Um investimento financeiro significativo foi feito para ajudar a eliminar o tracoma e tornar as intervenções SAFE numa agenda de saúde e desenvolvimento mais ampla. Em 2014, o Ministro Federal da Saúde anunciou a sua ‘Fast Track Initiative’ para acabar com a então acumulação estimada em mais de 792,705 de pessoas em necessidade de cirurgia, de triquiases TT até ao fim de 2016.24

A iniciativa tem como objectivo treinar 1.117 Trabalhadores Integrados aos Cuidados Oculares (IECWs) para fazerem as cirurgias, treinar 17,000 trabalhadores da saúde para identificar e encaminhar os casos de triquiase, e criar 50 equipes de cirurgia móveis.25

Desde o lançamento do piloto, 490 IECWs em sítios estáticos, e 6 equipas móveis começaram a fazer cirurgias de triquiase.26 A Etiópia está agora a preparar-se para implementar a iniciativa de âmbito nacional, e comprometeu um adicional de US $ 1,7 milhões de dólares americanos, do dinheiro do governo para esta finalidade.27

Não só o país fez esforços para a eliminação do tracoma, os esforços criativos para vincular a doença com outros programas prioritários viram a Etiópia alcançar uma grande parte da sua população em situação de risco com o tratamento antibiótico e medidas para reduzir a transmissão de infecção.

Mais adiante, o desafio para a Etiópia será o de fechar as lacunas com a cobertura SAFE particularmente na Somália e as Países do Sul, Nacionalidades, e Regiões dos Povos- e de incentivar a mudança de comportamento nas comunidades remotas através de uma maior colaboração entre os sectores.

O país espera alcançar uma cobertura notável de 84 por cento dos distritos endémicos com cirurgia e antibióticos em 2016. Devido aos investimentos em água e saneamento, e aumentando a colaboração entre a comunidade do tracoma e o sector da WASH, 70 por cento dos distritos endémicos na Etiópia têm planos para implementar a existente estratégia completa da SAFE.

Tracoma - eliminação e os SDGs

Crianças na escola primária de Kalenyang, na aldeia de Naremit, no Kenya, lavam as mãos e o rosto numa fonte/estação de água comunitária como parte da sua educação sobre a prevenção do tracoma

Scroll to next content

Tracoma – eliminação e os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável

No período de preparação para o 2020 temos de levantar ainda mais a barra, para destacar a importância do tracoma no contexto de outras questões globais.

Eliminar o tracoma até 2020 irá percorrer um longo caminho para deter pelo menos 9 dos 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, apoiados por um compromisso de acabar com a pobreza extrema e não deixar ninguém para trás.

  1. ‘Onde há NTDs, existe mais pobreza, fome, absentismo escolar e de vulnerabilidade para o meio ambiente.’

    Christopher Fitzpatrick, Economista da Saúde, Organização Mundial da Saúde
  2. ‘A Nação joga o seu futuro pela sua capacidade de responder à fome e sede dos seus irmãos e irmãs ... por essa razão, é meu desejo que a luta para erradicar a fome e a sede dos nossos irmãos e irmãs, e que os nossos irmãos e irmãs, continuarão a desafiar-nos para buscar soluções criativas de mudança e transformação.’

    Papa Francisco
  3. ‘práticas preferidas e medidas de capacitação fornecem os insumos tão necessários para os gestores do programa nacional de tracoma, para garantirem a prestação de serviços de qualidade, cujos benefícios vão além do controlo do tracoma e contribuem para o fortalecimento do sistema geral de saúde.’

    Amir Bedri, Conselheiro Sénior, Light for the World
  4. ‘A acção tem de ser tomada urgentemente por causa do grande número de crianças afectadas…Estes jovens estão a perder a oportunidade de ter uma educação,e isso esta está a tornar-se uma crise global de grande escala que vai perseguir o mundo por muitas gerações.’

    Gordon Brown, Enviado Especial da ONU para Educação Global
  5. ‘Para chegarmos lá, temos de ter programas inclusivos liderados pela comunidade que ofereçam a libertação do tracoma para todos, mas que também especificamente e deliberadamente alvejam as mulheres e meninas.’

    Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos
  6. ‘Com mais de 800 crianças que morrem diariamente de doenças relacionadas com a falta de água potável, saneamento e higiene, a causa é urgente.’

    Kevin Rudd, Presidente, Saneamento e Água para Todos
  7. ‘As NTDs são doenças da pobreza - não só elas afectam principalmente os mais pobres dentro das sociedades em desenvolvimento, mas também mantem as pessoas na pobreza pois elas previnem-as de viverem e fazerem uma vida produtiva.’

    Angela Weaver, Conselheira Técnica Sénior, USAID
  8. ‘…Vamos ver o fim das doenças tais como a elefantíase, a oncocercose/cegueira dos rios, e tracoma, que afectam dezenas de milhões de pessoas nos países pobres, graças aos avanços dos mapas digitais que mostram onde as doenças são mais prevalentes. Acreditamos que as pessoas podem trabalhar juntas para tornar o mundo num lugar mais justo. De facto, nós estamos a apostar nisso.’

    Bill e Melinda Gates
  9. ‘Enquanto fico contente de que a Pfizer tenha feito esta doação tão importante de medicamentos, e continuará com essas doações, estou igualmente satisfeito de que sejamos um dos muitos que trabalham em prol do nosso objectivo. Juntos, vamos destacando o poder da colaboração entre as organizações públicas e privadas.’

    Ian C Read, CEO, Pfizer

Não deixar ninguém de lado – encontrar as pessoas que estão por trás das estatísticas

‘Pensei que algum dia fosse ficar cega.’

Azmera

Nos últimos 6 anos, Azmera de 25 anos de idade, vinha tendo dores constantes por causa do tracoma. ‘Pensei que algum dia fosse ficar cega.’ disse Azmera. ‘Trabalharei e viverei a minha vida, agora eu posso melhor cuidar dos meus filhos.’ Normalmente o tracoma ataca a pálpebra superior, mas no caso de Azmera era uma infecção rara na pálpebra inferior.

‘Tive uma queimadura dolorosa e formigueiro em ambos os meus olhos e muitas lágrimas, como se eu tivesse algo nos meus olhos todo o tempo.’

Abdul-Rahman

Chief Abdul-Rahman teve triquiase em ambos olhos. Ele foi gradualmente ficando cego, um estado que poderia ter sido irreversível. Foi-lhe dito que ele poderia ter uma operação para terminar com a dor. ‘Eu tive uma queimadura dolorosa e formigueiro em ambos os meus olhos e muitas lágrimas, como se eu tivesse algo nos meus olhos todo o tempo. Fiquei muito satisfeito por ter encontrado uma solução. Os meus olhos estão muito melhores agora.’

‘Agora serei capaz de ordenhar as minhas duas vacas, procurar lenha e cozinhar para a minha linda netinha.’

Cheposera (a esquerda)

Adiyo de 14 anos de idade (a direita), fez tecelagem e vendeu colares durante oito meses para pagar o transporte para levar a sua avó para a clínica. ‘A personalidade da minha avó havia mudado, ela não podia ver, eu tinha que fazer quase tudo para ela’, diz Adiyo. ‘Antes da cirurgia eu tinha que esperar pela minha neta para chegar em casa para arrancar os meus cílios’, diz Cheposera, viúva, mãe de 11 filhos, a avó de 18 e bisavó de 17.’

Awa disse que seus olhos já se sentiam melhores e que ela estava ansiosa por conhecer um novo marido!

As irmas Awa (a esquerda) e Arame Ndiaye (a direita) ambas tiveram operações de triquiase que duraram quinze minutos na mesma tarde. Ambas as irmãs são viúvas e enfrentavam dificuldade de cuidar dos seus lares e famílias por causa da visão limitada e dores constantes, mas Awa disse que os seus olhos já estão melhores e que ela está ansiosa para conhecer um novo marido!

Plano de acção

Os Doutores Michael Samal e Maurice Oduor são ambos cirurgiões quenianos que fazem operações de tracoma, muitas vezes em baixo de árvores e nas escolas. Oduor diz: ‘Minha visão como um cirurgião é de fazer algo único no meu país, que me dá orgulho.’

Scroll to next content

Plano de acção

Na sua reunião de Abril de 2016, reconhecendo a necessidade de uma acção urgente e coordenada para fazer avançar as metas GET2020, os membros da Aliança Global da OMS para a Eliminação do Tracoma até 2020 adoptaram estes compromissos por aclamação.

Todas as partes
Porque nós conseguimos melhor juntos, nós colaboramos para o GET2020 Nossos Compromissos
  • Promover a eliminação do tracoma no contexto da cobertura de saúde universal e como um marcador para a redução da pobreza dentro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Reforçar a apropriação nacional e parceria para esforços de eliminação.
  • Usar os dados mais recentes para informar os planos de eliminação, materiais promocionais e propostas de financiamento; e actualizar todas as fontes de informação relevantes.
  • Usar a tecnologia sempre que possível para melhorar a eficiência dos esforços de eliminação e reprodutibilidade dos dados.
  • Partilhar dados emergentes e experiência para informar a prática actual e realinhar prioridades conforme necessário para a eliminação.
  • Apoiar o desenvolvimento de validação do dossier sempre que solicitado.
Organização Mundial da Saúde
Fornecer apoio técnico para a eliminação do tracoma Nossos Compromissos
  • Rever o esboço do modelo do dossier à luz da experiência de Marrocos, e finalizar os procedimentos operacionais padrão para a avaliação do dossier e validação da eliminação.
  • Apoiar o desenvolvimento do dossier com países que afirmam ter eliminado o tracoma.
  • Confirmar os países como tendo alcançado a eliminação do tracoma como um problema de saúde pública.
  • Conduzir o diálogo do financiamento de NTD e publicar o argumento económico para a eliminação do tracoma.
  • Envolver os escritórios da OMS nos países, para influenciar os ministérios relevantes de tracoma endémico dos Estados-Membros.
  • Facilitar as reuniões da Aliança da OMS para GET2020.
  • Ajudar a manter e actualizar o banco de dados da Aliança da OMS para GET2020.
  • Actualizar orientações pertinentes da OMS sobre o tracoma, conforme necessário e contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de implementação.
  • Formalizar a Rede de Centros Colaboradores da OMS para Tracoma e contribuir para a investigação operacional, conforme apropriado.
  • Liderar a padronização dos estudos de impacto e levantamentos de vigilância através plataforma de dados Tropical levou - OMS.
  • Contribuir para os esforços de capacitação em curso.
Os governos dos países endémicos
Criar um ambiente sustentável e que permite eliminar o tracoma como um problema de saúde pública Nossos Compromissos
  • Garantir o compromisso político para eliminação estende-se desde os decisores nacionais a comunidades carentes.
  • Aumentar o financiamento interno para estas iniciativas, como um investimento num sistema de saúde pública forte e funcional.
  • Reunir os principais decisores da saúde, educação, WASH e ministérios das finanças; e com os doadores e parceiros de implementação para melhor integrar os esforços de eliminação.
  • Aplicar a estratégia global da OMS, ‘Água, saneamento e higiene para acelerar e sustentar o progresso sobre as doenças tropicais negligenciadas’ para maximizar a integração das intervenções do tracoma e WASH.
  • Incorporar práticas de higiene para a eliminação do tracoma nos programas de saúde escolar e pacotes de formação de trabalhadores de saúde.
  • Trabalhar com os países vizinhos para enfrentar os desafios comuns do tracoma, sobretudo ao longo das fronteiras comuns.
Doadores públicos e privados
Investir e atrair simpatizantes adicionais para a eliminação do tracoma Nossos Compromissos
  • Reafirmar os nossos compromissos através da implementação, pesquisa e doação de medicamentos.
  • Criar um Grupo de Coordenação de Doadores que reúne-se praticamente a cada trimestre para: Rever cronogramas e actividades, discutir as prioridades de longo prazo, e identificar oportunidades para uma maior coordenação na defesa e financiamento, informado pela entrada de outros grupos no seio da Aliança.
  • Apoiar a Aliança no desenvolvimento de novas parcerias e iniciativas para promover os objectivos da GET2020.
  • Explorar o desenvolvimento de uma estratégia de defesa coordenada e proativa para ajudar a aumentar a visibilidade da Aliança, e atrair novos doadores e parceiros.
  • Reconhecer a importância do financiamento interno, prontificando-nos para apoiar os esforços dos países.
ONGs e outros parceiros de implementação
Apoiaar os governos dos países endémicos para eliminar o tracoma Nossos Compromissos
  • Ajudar a manter e actualizar Estimativas Globais do Custo de Implementação SAFE.
  • Priorizar a mobilização dos recursos estratégicos e a implementação da SAFE para todas as áreas com uma prevalência de TF em idades de 1-9 anos ≥30% que ainda não estejam sob intervenção.
  • Apoiar a implementação de cirurgia TT de alta qualidade, através da aplicação de tecnologia para rastrear casos e adopção de protocolos para a supervisão cirúrgica.
  • Trabalhar juntos para concentrar esforços sobre o baixo desempenho nas áreas A,L,A’, incluindo através de acções de sensibilização das ferramentas disponíveis para apoiar a tomada de decisão, fortalecendo o planeamento de MDA para melhorar a cobertura, e coordenar a expansão, maximizando a disponibilidade de medicamentos e envolvendo os parceiros WASH.
  • Estar disponíveis para apoiar os países a prepararem e apresentarem os seus dossiers à OMS para validação de eliminação.
Instituições académicas e de pesquisa
Priorizar as lacunas de conhecimento para abordar as barreiras à eliminação do tracoma Nossos Compromissos
  • Facilitar o Workshop anual Informal cientifico do tracoma.
  • Desenvolver e manter um fórum para discutir as orientações estratégicas para a pesquisa do tracoma.
  • Trabalhar com os ministérios da saúde nos países endémicos e outras partes interessadas a realizar, publicar, preparar e divulgar pesquisas que irão ajudar a acelerar o cumprimento e validar a eliminação mundial do tracoma; um foco particular deve ser a inclusão de componentes de investigação em programas de eliminação de grande escala, como parte das investigações multicêntricas que abordam questões críticas sobre a eficácia de várias intervenções.
  • Desenvolver a capacidade científica nos países endémicos em que a pesquisa é realizada.

Dados GET2020

Shashetu já fez a cirurgia de triquíase que ela tanto precisava, e os seus filhos receberam antibióticos para acabar com o ciclo vicioso de reinfecção.

Scroll to next content

Dados GET2020

Visão geral da epidemiologia

todo

Tracoma confirmado que necessita de intervenções
a nível de saúde pública
Tracoma suspeito de ser problema de saúde pública1,3
Necessita intervenções C Necessita intervenções A,L,A Necessita C e/ou intervenções A,L,A2
País Total de distritos no país Total populacional no país Distritos Acúmulo de triquiase (número de pessoas) Distritos População nesses distritos Distritos Distritos População nesses distritos
Afeganistão1 398 32,561,285 condição Incerta 83,100 condição Incerta 25 2,559,392
Argélia 1,546 40,633,474 condição Incerta 86,700 condição Incerta condição Incerta
Angola 163 22,817,833 condição Incerta condição Incerta
Austrália 26 22,751,014 1,100 5 15,219 5 0 0
Benin 77 10,882,190 19 11,782 8 663,711 19 0 0
Botswana 26 2,056,375 0 0 0 0 0 0 0
Brasil 5,570 195,198,833 58,000 37 2,183,430 37 0 0
Burquina Faso 63 17,914,677 39 35,352 17 4,543,925 43 0 0
Burundi 45 10,803,141 0 0 11 2,293,534 11 0 0
Cambodja2 185 14,335,302 1 4,999 0 0 1 0 0
Camarões 181 23,393,087 17 12,012 15 2,170,239 21 0 0
Republica Centro Africana1 17 4,803,476 7 11,890 8 2,021,778 8 7 1,530,830
Chade1 62 13,605,628 46 66,459 33 6,777,417 49 2 159,150
China 333 1,342,564,066 0 0 0 0 0 0 0
Colômbia 1,102 46,347,916 15 90 30 139,305 30 33 411,049
Congo 86 4,673,929 0 0 0 0 0 0 0
Costa do Marfim 82 21,301,139 2 1,908 9 1,890,060 9 0 0
República Democrática do Congo1 515 71,277,131 29 31,277 18 3,011,531 29 16 2,210,617
Djibuti 11 859,303 75 0 0 0 0 0
Egipto 342 84,705,380 4 207,822 4 1,115,530 4 29 10,911,891
Eritreia1 58 6,719,043 27 45,851 22 1,428,291 33 3 89,552
Etiópia1 825 98,959,759 655 693,037 654 75,679,775 708 22 1,024,367
Fiji 4 898,821 0 0 4 898,821 4 0 0
Gambia 41 1,970,081 0 0 0 0 0 0 0
Gana2 216 26,984,329 6 2,507 0 0 6 0 0
Guatemala 338 14,651,125 2 988 2 116,582 2 0 0
Guiné 38 12,344,113 19 29,825 18 5,834,024 22 0 0
Guiné-Bissau 11 1,787,793 11 21,255 8 1,266,847 11 0 0
Índia 683 1,203,547,658 condição Incerta 443,000 condição Incerta 9 15,198,038
Republica Islâmica do Irão 31 81,824,270 0 0 0 0 0 0 0
Iraque1 120 37,056,169 condição Incerta 43,900 condição Incerta 18 5,468,418
Quênia1 72 46,134,818 21 76,264 21 5,942,339 23 4 743,966
Kiribati 24 115,077 1 69 24 115,077 24 0 0
República Popular Democrática de Laos 144 6,267,370 0 630 0 0 0 0 0
Líbia 22 6,317,080 condição Incerta 33,400 condição Incerta condição Incerta
Maláwi 41 17,307,466 12 16,313 17 11,673,207 19 0 0
Mali 56 16,254,687 49 13,852 10 978,391 53 0 0
Mauritânia 45 4,080,522 14 2,828 9 224,323 16 0 0
México 2,438 118,617,773 0 0 0 0 0 0 0
Marrocos 75 33,955,158 0 0 0 0 0 0 0
Moçambique 148 27,100,272 37 18,913 50 7,374,821 59 0 0
Myanmar 67 47,556,698 65,800 0 0 0 0 0
Namíbia 121 2,391,867 condição Incerta 0 0
Nauru 14 7,077 condição Incerta 0 0
Nepal 75 30,367,879 15 49,143 1 245,717 16 0 0
Niger 63 19,269,034 32 116,086 19 6,568,845 32 0 0
Nigéria1 774 183,520,388 216 362,959 105 19,999,010 241 48 7,960,812
Oman 61 3,286,936 600 0 0 0 0 0
Paquistão1 149 177,305,842 13 48,881 9 3,074,598 21 16 4,908,029
Papua Nova Guiné2,3 87 6,807,403 1 156 5 924,650 5 2 121,647
Peru 195 29,898,819 condição Incerta condição Incerta
Senegal 78 14,965,847 42 71,975 27 4,845,365 50 0 0
Ilhas Salomão 46 531,836 59 46 531,836 46 0 0
Somália1 90 11,120,105 condição Incerta 10,300 condição Incerta 12 2,400,000
Sudão do Sul1 79 11,927,328 18 81,093 24 2,433,069 29 35 3,808,049
Sudão1 151 39,800,390 80 71,765 28 5,577,495 84 13 1,649,820
Timor-Leste 62 1,300,843 condição Incerta condição Incerta
Togo 30 7,170,797 2 579 0 0 2 0 0
Uganda 112 40,104,504 34 101,162 21 5,711,138 39 0 0
República Unida da Tanzânia 176 52,248,782 64 77,600 19 4,726,008 67 0 0
Vanuatu 64 266,041 0 48 64 266,041 64 0 0
Venezuela (Republica Bolivariana) 338 23,946,759 condição Incerta condição Incerta
Viet Nam 663 87,308,008 100,000 0 0 0 0 0
Iémen1 333 26,737,317 33 5,821 31 1,939,180 58 38 709,394
Zâmbia 105 15,522,251 4 5,465 22 2,990,824 24 78 11,365,450
Zimbábue 61 15,050,336 10 6,765 11 1,911,091 13 6 969,787

Download PDF

Fonte: Dados de Base da Aliança da OMS para GET2020, até ao dia 1 de Março de 2016

  1. Insegura (País seguido de contagem do distrito): Afeganistão (25), Republica Centro Africana (7), Chade (2), República Democrática do Congo (16), Eritreia (3), Etiópia (22), Iraque (18), Quénia (4), Nigéria (48), Paquistão (16), Somália (12), Sudão do Sul (35), Sudão (13), e Iémen (38).
  2. Pendente de avaliação (país seguido por contagem de distrito): Cambodja (1), Gana (6), Papua Nova Guiné (1).
  3. Aguardando aprovação (país seguido por contagem de distrito): Papua Nova Guiné (1).

Terminologia

Sistema de Classificação do Tracoma pela Organização Mundial da Saúde

Sistema de Classificação do Tracoma pela Organização Mundial da Saúde

Source: www.who.int

Aliança GET2020

A Aliança Global da OMS para a Eliminação do Tracoma até 2020 www.who.int/trachoma/partnership

Atlas do Tracoma

O Atlas Global do Tracoma é um recurso de acesso aberto, sobre a distribuição geográfica do tracoma, paginaweb: www.trachomaatlas.org/

Distrito

A unidade administrativa habitual para gestão de cuidados de saúde, que para efeitos de clarificação geralmente contém uma população entre 100.000 e 250.000 pessoas.

Eliminação

A eliminação como um problema de saúde pública é definida pelo cumprimento dos objectivos globais mensuráveis estabelecidos pela OMS em relação a uma doença específica. No caso do tracoma, esses objectivos são a redução na prevalência de triquíase tracomatosa (cílios virados) desconhecidos no sistema de saúde a <1 por 1,000 da população total, e a redução na prevalência de tracoma activo em idades de 1-9 anos a <5%, em cada distrito anteriormente endémico.

Endemicidade

A qualidade de ser endémico (isto é, a presença de uma doença numa dada população).

GTMP

‘O Projeto do Mapeamento Global do Tracoma’ um projecto financiado que completou estudos de prevalência do tracoma de base populacional em 1,627 distritos de 29 países, desde 2012-2015 www.sightsavers.org/gtmp/

ICTC

A Coalizão Internacional para o Controlo do Tracoma CICT, um grupo de organizações não governamentais, académicos, doadores e organizações do sector privado a trabalhar juntos para apoiar a Aliança GET2020 www.trachomacoalition.org

Mapeamento de linha de base

Pesquisas de base populacional realizadas para determinar a presença de tracoma activo dentro de uma comunidade identificada.

MDA

Administração em Massa de Medicamentos

NTDs

Doenças Tropicais Negligenciadas, um grupo diversificado de doenças encontrados em condições tropicais e subtropicais em 149 países em todo o mundo.

ONG

Organização Não Governamental

Prevalência

A proporção de uma população afectada por uma doença em um determinado período.

SAFE

A estratégia da OMS recomenda para eliminar o tracoma como um problema de saúde pública, incorporando a Cirurgia para triquiase em (cílios virados), Antibióticos, Limpeza facial, Ambientes Melhorados.

SDGs

A Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável compõe-se de 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que incidem sobre os compromissos para acabar com a pobreza e guiar a política e financiamento para o ano de 2030.

TAP

O Plano de Acção do Tracoma PAT, uma ferramenta de planeamento guiado, com recursos de apoio, para os planeadores nacionais para alcançarem a eliminação do tracoma usando a paginaweb: http da estratégia SAFE www.trachomacoalition.org/TAP-planning

Tracoma

O tracoma é a principal causa de cegueira causada por infecção a nível mundial, e uma das doenças tropicais negligenciadas que afectam mais de 1 bilhão de pessoas mais pobres do mundo www.who.int/trachoma

Verificação

O processo de documentar a eliminação como problema de saúde pública.

WASH

Água, Saneamento e Higiene

WHO/OMS

Organização Mundial da Saúde www.who.int/

Zithromax®

O nome comercial para o antibiótico azitromicina, produzido pela Pfizer, e utilizado para implementar o ‘A’ do SAFE.

Referências

  1. Organização Mundial da Saúde. (2016). Organização Mundial da Saúde [online] Disponível na: http://www.who.int/neglected_diseases/diseases/en/ [Acedido no dia 22 de Março de 2016].
  2. Organização Mundial da Saúde. (2016). Tracoma: [online] Disponível na: http://www.who.int/neglected_diseases/diseases/en/ [Acedido no dia 22 de Março de 2016].
  3. The Huffington Post. (2012). Porque é que pestanejamos muito?. [online] Disponível na: http://www.who.int/neglected_diseases/diseases/en/ [Acedido no dia 22 de Março de 2016].
  4. B Bourne, R., Stevens, G., White, R., Smith, J., Flaxman, S., Price, H., Jonas, J., Keeffe, J., Leasher, J., Naidoo, K., Pesudovs, K., Resnikoff, S. e Taylor, H. (2013). Causas da perda da visão a nível mundial, 1990-2010: uma análise sistemática. The Lancet Global health 2013; 1(6): pp.e339-49.
  5. Aliança da OMS para o GET2020. (2016). Dados de Base da Aliança da OMS para GET2020.
  6. Frick KD, Hanson CL, Jacobson GA. (2003). Carga Global do Tracoma e economia da doença. O jornal americano de higiene e medicina tropical [The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, [online] 69(5 suppl 1), pp.1-10. Disponível na: http://www.ajtmh.org/content/69/5_suppl_1/1.long [Acedido no dia 24 de Junho de 2016].
  7. A Coalizão Internacional para o Controlo do Tracoma (ICTC), (2016). Estimativas de Custo para a Implementacao Global da SAFE (Abril 2016).
  8. Tristao, I. e Cali, J. (2014). Pode ser feito: Uma abordagem integrada para Controlar e Eliminar Doenças Tropicais Negligenciadas. Banco Interamericano de Desenvolvimento. [online] Disponível na: http://www.who.int/neglected_diseases/diseases/en/ [Acedido no dia 22 de Março de 2016].
  9. Aliança da OMS para o GET2020. (2016). Dados de Base da Aliança da OMS para GET2020.
  10. Cromwell, E., Courtright, P., King, J., Rotondo, L., Ngondi, J. e Emerson, P. (2009). O excesso do peso da triquíase tracomatosa em mulheres: uma revisão sistemática e meta-análise. Transaccoes da Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, 103(10), pp.985-992.
  11. A Coalizão Internacional para o Controle do Tracoma (CTIC). (2016). O fim da visão: 2020 INSight: O roteiro global para a eliminação | www.trachomacoalition.org. [online] Disponível na: http://www.who.int/neglected_diseases/diseases/en/ [Acedido no dia 22 de Março de 2016].
  12. Coalizão Internacional para o Controle do Tracoma (ICTC), (2016). Estimativas de Custo para a Implementacao Global da SAFE (Abril 2016).
  13. Frick KD, Hanson CL, Jacobson GA. (2003). Peso Global do tracoma e economia da doença. O jornal americano de higiene e medicina tropical [The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, [online] 69(5 suppl 1), pp.1-10. Disponível na: http://www.ajtmh.org/content/69/5_suppl_1/1.long [Acedido no dia 24 de Junho de 2016].
  14. de Vlas SJ, Stolk WA, le Rutte EA, Hontelez JAC, Bakker R, Blok DJ, et al. Os Esforços Concertados para Controlar ou Eliminar as Doenças Tropicais Negligenciadas: Quanta Saúde será Ganha? Liang S, editor. Doenças Tropicais Negligenciadas das PLOS [PLOS Neglected Tropical Diseases]. 2016;10: e0004386.
  15. Nações Unidas, Departamento de Assuntos Económicos e Sociais. (2016). Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Plataforma do Conhecimento do Desenvolvimento Sustentável. Disponível na: http://www.ajtmh.org/content/69/5_suppl_1/1.long [Acedido no dia 24 de Junho de 2016].
  16. Aliança da OMS para o GET2020. (2016). Dados de Base da Aliança da OMS para GET2020.
  17. The Fred Hollows Foundation, (2015). Restaurar a visão para capacitar as mulheres. Austrália The Fred Hollows Foundation.
  18. Organização Mundial da Saúde. (2016). Observatório de Saúde Global da Organização Mundial da Saúde. Disponível na: http://www.ajtmh.org/content/69/5_suppl_1/1.long [Acedido no dia 24 de Junho de 2016].
  19. Organização Mundial da Saúde. (2016). Validação de Eliminação do Tracoma como Problema de Saúde Pública [online] Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/208901/1/WHO-HTM-NTD-2016.8-eng.pdf?ua=1 [Acedido no dia 24 de Junho de 2016].
  20. Aliança da OMS para o GET2020. (2016). Dados de Base da Aliança da OMS para GET2020.
  21. Aliança da OMS para o GET2020. (2016). Dados de Base da Aliança da OMS para GET2020.
  22. Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa de Monitoria Conjunta da UNICEF. (2016). Progressos da água potável e saneamento: 2015 Actualização e Avaliação dos ODM. [online] Disponível na: http://www.who.int/neglected_diseases/diseases/en/ [Acedido no dia 22 de Março de 2016].
  23. WaterAid. (2016). WaterAid - Onde trabalhamos - Etiópia. [online] Disponível na: http://www.who.int/neglected_diseases/diseases/en/ [Acedido no dia 22 de Março de 2016].
  24. República Federal Democrática da Etiópia, Ministério da Saúde da Etiópia, Ethiopia.gov.et. (2016). A iniciativa etíope para Terminar com o Atraso de TT: Fast Track para a Eliminação do Tracoma - Actualização AWD - Ministério da Saúde. Disponível na: http://www.ajtmh.org/content/69/5_suppl_1/1.long [Acedido no dia 24 de Junho de 2016].
  25. República Federal Democrática da Etiópia, Ministério da Saúde da Etiópia, Ethiopia.gov.et. (2016). A iniciativa etíope para Terminar com o Atraso de TT: Fast Track para a Eliminação do Tracoma - Actualização AWD - Ministério da Saúde. [online] Disponível no: http://www.moh.gov.et/en_GB/ebola-update/-/asset_publisher/R1dUfCspGqqN/content/the-ethiopian-initiative-to-clear-the-tt-backlog-fast-track-to-the-elimination-of-blinding-trachoma [Acedido no dia 24 de Jun. 2016].
  26. República Federal Democrática da Etiópia, Ministério da Saúde da Etiópia, Ethiopia.gov.et. (2016). Móvel - Portal do Governo da Etiópia. Disponível na: http://www.ajtmh.org/content/69/5_suppl_1/1.long [Avaliado no dia 24 de Junho de 2016].
  27. República Federal Democrática da Etiópia, Ministério da Saúde da Etiopia, Ethiopia.gov.et. (2016). Móvel - Portal do Governo da Etiópia. Disponível na: http://www.ajtmh.org/content/69/5_suppl_1/1.long [Avaliado no dia 24 de Junho de 2016].

Créditos de fotografia

© Ashley Gilbertson / The Queen Elizabeth Diamond Jubilee Trust. As fotos são parte da Time to See – uma exposição documentando o impacto da cegueira evitável em todo a Commonwealth, www.timetosee.org.

© Michael Amendolia/The Fred Hollows Foundation

© Sightsavers

© The Fred Hollows Foundation

© CBM

© International Trachoma Initiative

© Orbis

Isenção de Responsabilidade
Este documento foi desenvolvido e publicado pela Coalizão Internacional para o Controlo do Tracoma CICT, da Aliança da OMS para a Eliminação Global do Tracoma até 2020 Não é uma publicação oficial da OMS, e o material nela contida, não representa necessariamente as decisões, opiniões ou a política declarada da Organização Mundial de Saúde.